segunda-feira, 16 de junho de 2008

Lâmpada de Óleo

Adoro garimpar a "Grande Mãe" atrás de coisas curiosas e gambiarras diversas. Depois de ver o fogareiro de latinha de alumínio, comecei a procurar por algo ainda mais simples e primitivo (sou fascinado pelo modo como se faziam as coisas), e eis que me deparo com a lâmpada de óleo. Fiquei pasmo com a simplicidade deste artefato que será ítem obrigatório em meu próximo acampamento.

A grosso modo (e é esse o que eu testei) serão necessários quatro peças para a confecção de uma lâmpada que rendeu (em meus testes) uma iluminação equivalente a duas velas por aproximadamente trinta minutos: pavio, óleo de cozinha, um pires de vidro e fósforos.



O pavio pode ser um cadarço, barbante, meia velha ou pedaço de algodão enrolado.

O óleo pode der novo ou usado, não houve diferença em meus testes.

Para o meu pavio usei um pedaço com um palmo de comprimento daquela atadura para imobilizar partes lesionadas do corpo. A torci para formar um "barbante" e mergulhei em óleo que eu havia usado para fritar um ovo (pelo amor de deus separem óleo só para isso, não usem na cozinha o óleo em que mergulhar esse pavio. A não ser que você sopre o óleo antes), coloquei sobre o pires (são aquele pratos rasos e pequenos em que se põe a xícara em cima), deixei uma ponta para fora do pires e acendi o pavio. Pronto! É só isso.

Fato é que você encontra lâmpadas mais elaboradas imclusive segue uma sequência de fotos que apresentam a confecção de uma, mas meu voto é sempre para a simplicidade.



Clique para ampliar.



Divirtam-se e atá a próxima.

2 comentários:

pedro furtado disse...

vc escreve bem demais pra ter cometido essa infelicidade de "paviL"!!!!!!
de onde vc tirou isso?????

paviOOOOOOO!!!!!!!!!!
com OOOOOOOOOOO!

palamor! corrija isso...
ah e tb eh "raiz" sem assento!
de resto saiba q vc produz textos muito bons! com estilo poucas vezes visto. por isso eh q seus erros de ortografia(infantis) incomodam tanto... vc eh bom, meu chapa, valeu!

Anônimo disse...

Cara, esta é a minha postagem favorita (das dos "velhos" tempos).


Cara, na verdade, se o cara achasse que vc escreve bem demais, não teria te corrigido; vou te falar mais uma coisa, cara, vc escreve bem demais pra precisar se preocupar com a grafia dessa laia de palavras, ainda se fosse... ... sei lá... outra palavra... não sei... mas... cara... o blog tá massa! Já está nos favoritos. No final eu deixei um monte de comentários, e era apenas pra eu pedir pra repetir as postagens sobre campismo e as lamparininhas, mas já está tudo ok, e eu ia pedir pra colocar o meu blog na lista de vcs, se pá...


Valeu!