quarta-feira, 20 de maio de 2009

Preceitos Básicos Para o Aprendiz de Ator

A crise bateu em minha porta e não vou ter como sustentar o blog e nem a mim mesmo.

Mudei para uma bela caixa de papelão com vista panorâmica para a praça da cidadezinha onde moro.

Tenho lutado ferozmente com cães e outros refugiados da crise por mingalhas de pão e belas pelancas.

Mas eu não desisto e por isso, como bom solteiro imprestável que sou, decidi fazer o mais sensato ato de razão e lógica em uma situação de desepero tamanha que para postar aqui hoje tive que me desvencilhar de algo que jamais pensei em abandonar, algo que nasceu comigo e se manrinha imaculado bem lá onde o sol não bate: a dignidade. Era uma bela gata mas a necessidade falou mais alto.



Churrasquinho pronto, ganhei uns trocados e aqui vai a solução dos meus, dos seus, dos nossos problemas: virar ator da Malhação!

Não precisa nem ser bom para participar daquela troça! Mas também não vamos esculhambar a bagunça inteira.

Para ajudar nessa pedregosa jornada aí vão, saídas diretamente da desnecessária qualidade (vejam o orkut dela BEM AQUI para confirmar que ela atende aos pré-requisitos básicos para entrar na cena televisiva nacional) da mais que ela mesma: Carolina Areias.

Essas dicas foram retiradas sem autorização prévia de uma apostila secreta sobre artes cênicas que apareceu na minha casa acompanhada de uma fumaça e forte cheiro de enxofre.

Bem, jovem aprendiz de ator, siga essas dicas e leve menos esporro dos diretores em suas peças escolares.

"
  1. Não dar as costas para a platéia, a não ser que seja intencional;
  2. em cena não esconder atraz do amigo e nem emcobrio-lo;
  3. em cena, não observar seus companheiros atuando e nem platéia na ausência de fala para seu personagem;
  4. não esquecer que,mesmo sem falas, o personagem está atuando;
  5. não perder as "deixas" do texto;
  6. não machucar o companheiro em cena, aprenda a usar sua força;
  7. não "metralhar" ou gritar o texto, buscar sentido e intençao para as falas e ações;
  8. não ter medo do palco, aprender a vencê-lo;
  9. não falar ao mesmo tempo que o companheiro;
  10. não depender do cenário, figurinos ou adereços para atuar, eles são complementos da arte do ator;
  11. aprender a vivenciar os fatos, não só narrá-los;
  12. perder o medo do RIDÍCULO;
  13. não ter medo nem malícia ao tocar o corpo do companheiro;
  14. não correr os olhos a esmo, e sim fixá-los no olhar do companheiro com quem está contracenado;
  15. em cena, estar atento ao o que o companheiro está falando e fazendo;
  16. não andar para lá e para cá sem uma intenção precisa;
  17. agitar-se não é agir em cena;
  18. aprenda a se livrar de gestos, posturas, trejeitos e modos de falar que são do ator e não do personagem;
  19. evite os clichês, busque novas opções para expressar o personagem;
  20. respeitar o trabalho do companheiro;
  21. aprender a ouvir o que o grupo tem dizer de você;
  22. não confundir "pausa" com "vázio";
  23. aprender o que é foco e trabalhar com ele;
  24. gostar de se expor, porém sem estrelismo;
  25. aprender a usar o espaço cênico;
  26. aprender a criar os climas que as cenas exigem;
  27. deixe-se livre para criar, sem se fixar nessa ou naquela maneira de atuar;
  28. LEMBRE-SE: A PARTE MAIS MARAVILHOSA DO TEATRO E AQUELA NA QUAL VOCÊ SE REALIZA.

Saudações Teatrais.

Carol Areias
Professora de Teatro
"

Duvidas e sugestões encham a paciência da Carol (BEM AQUI).

Quebrem a perna!

3 comentários:

Ansan disse...

ual! Que legal. Achei massa. Mas ainda quero o conto da cabroxa.

carol disse...

eu posso saber o que e isso?

Bernardo Moraes disse...

E nunca se esqueçam a melhor parte do teatro e a diversão que você trás a platéia e a si mesmo e a seus companheiros.Um grande abraço.