
"Ingredientes:
-1 litro de leite de sacola (sacola é o recipiente no qual o leite fica, tipo uma "caixinha de plástico", o leite é de vaca. Pelo menos nós esperamos isso.)
-3 colheres de sopa de iogurte natural (Você acha no supermercado)
*-2 colheres de sopa de leite em pó (não vale congelar e ralar!)
*-1 colher de sopa de amido (Maisena)
*opcional
Procedimento:
Pegue (com carinho) o leite (NÃO se esqueça que deve ser de sacola ou da roça da sua avó. O leite de caixinha possui citrato de sódio, que é um estabilizante, serve para o leite de caixinha que pode fica armazenado por tempo suficiente para coagular e virar queijo, o que é impedido pelo estabilizante)
Retire um copo do leite (é para pegar um copo e usá-lo para retirar uma medida de leite equivalente ao que cabe em um copo) e adicione o leite em pó e o amido. Aqueça para gelatinar e adicionar ao resto do leite (isso é para quem quer um iogurte mais cremoso)
Coloque-o em uma panela para aquecer a 63º-65ºC por 30 minutos (essa é a famosa pasteurização), é importante ferver o leite para deixar o leite sem competição microbiana(isso quer dizer que as outras bactérias não vão porrar as suas bactérias pelo vasto e rico território do leite).
Mesmo que não vá seguir a risca a temperatura e tempo, ferva.
Retire outro copo de leite e coloque o iogurte natural nele e dissolva bem, depois de uns 5 minutos adicione ao restante do leite.
O ideal seria você ter uma estufa com temperatura controlada em casa, mas voltemos a realidade do lar, acenda o forno até ele ficar “quentinho” e apague o fogo(quanto é “quentinho”? Resposta: 45ºC).
-Coloque o leite lá até o pH chegar a 4,6(brincadeira, é só deixar 4 a 5 horas).
-Geladeira para maturar (ficar mais “totoso”) por 6 horas.
-PRONTO!Ele deve estar com uma consistência igual do danoninho, se você quer aquele iogurte de beber é só bater no liquidificador.
-Agora você deve ter notado que seu iogurte está um pouco diferente daquele da Selita né?Um solteiro decente nunca perceberia o que falta... o sabor!Aí é você que escolhe: sardinha, atum, feijoada enlatada..."
Espero que vocês gostem.
Até!
Um comentário:
É isso aí, Solteiro Imprestável, este iogurte deve fica muito louco, mas é muito demorado (acho que eu turvei um pouco antes da parte do forno a 45° mas se eu for fazer eu imprimo a parada.
É isso aí! Rock and roll!
Postar um comentário