sábado, 24 de janeiro de 2009

Um pouco sobre luz





Observe essas fotos pois elas tem algo consideravelmente importante sobre o comportamento da luz sobre os modelos, um comportamento que conscientemente não sabemos mas que reparamos e não sabemos explicar a causa da estranhesa entre a beleza de uma ilustração com esses detalhes e outra sem eles.



Vejamos se sua impressão sobre os detalhes, ao tornarem-se conscientes, não mudará a visão que você tem de muita coisa que já viu.

Algumas coisas devem-se saber sobre luz em um desenho:

1- A luz reflete

Para demonstrar aproxime sua mão de uma superfície escura (como uma mesa ou televisor) com uma luz que venha de cima (a lâmpada do cômodo), observe que mesmo estando a parte da mão que ficou virada para a superfície contrária ao ponto de luz, ela não está em total escuridão. Faça a mesma experiência mas posicione uma folha branca sobre a supewrfície e note se a luminosidade aumentou.

Essa luz refletida é denominada segunda luz.

Observe as fotos acima e veja se ela não está lá.

2- Ela é mais intensa na superfície mais exposta

Imagine a luz sobre o objeto como um monte de setas e note que algumas delas "atingem" a superfície do objeto e outras não o tocam. Note também que há setas que atingem o objeto primeiro. As detas que atingem primeiro definem em que ponto o objeto é mais iluminado e as demais indicam a declimação da luminosidade sobre ele.

Essa característica pode ser bem observada nas quinas, as partes mais "para frente" em relação ao ponto de luz. Observe o Nariz do bebê e notará que próximo a cavidade nasal a uma área consideravelmente mais clara que as demais.

É assim em praticamente todas as quinas.

3- Somente a luz é branca

Essa é curta e grossa: luz, e somente luz, é absolutamente branca em um desenho a lápis. O resto são variações de cinza.

Por exemplo o branco do olho, as roupas brancas e os dentes, se deixados em puro branco, parecerão chapados, forçados. "suje com uma camada fina de grafite e aumentará consideravelmente a qualidade do seu desenho.

Espero aqui ter esclarecido mais um pouco a cerca de desenho.

Não se esqueçam: desenhar é reproduzir aquilo que se vê.

Bons rabiscos.

Até.

Um comentário:

Beto Brandão disse...

Irmão, fiz uma homenagem ao seu blog: http://euamoatirardecarabina.blogspot.com/2009/01/olha-que-blog-maneiro.html