Certa vez me questionaram sobre qual a forma correta de se riscar o papel na hora de desenhar: um risco continuo ou vários pequenos riscos que serão reforçados na finalização do desenho.
O fato é que não faz a menor diferença pois isso é algo pessoal e a única regra que eu estipularia para riscar é ser suave, continua ou fragmentadamente, seja suave. Execute o desenho inteiro com suavidade e finalize reforçando os traços importantes, somente então passe a borracha.
Falando em borracha...
Quando passamos a borracha sobre o papel ela desorganiza as fibras fazendo com que elas fiquem "arrepiadas". Faça um teste simples desenhando um retângulo e passando a borracha em metade do interior, passe então pinte todo ele com o lápis e observe a diferença entre as partes. É gritante!
Outra coisa sobre riscar é que quem desenha não precisa ser contorcionista, já vi inumeras pessoas se retorcendo para fazer um desenho.
Você desenha na folha ou a folha desenha em você? Que a folha gire, vire de ponta a cabeça, fique de ladinho ou inclinada, você não.
Espero ter sido útil.
Até.
Nenhum comentário:
Postar um comentário