sexta-feira, 3 de julho de 2009

Facas

Podem todos sentar-se ao redor da fogueira para ouvir sobre o tempo que me foi falado por aqueles que nele viveram, os quais nós chamamos de velhos, mas que carregam a experiência que só suas palavras e o tempo contra o qual lutamos podem nos dar.

Eles me contaram sobre o tempo em que no entardecer, depois de um dia exaustivo de trabalho, várias famílias se reuniam na casa da única que tinha rádio e lá ficavam até tarde da noite ouvindo a caixa mágica, falando de seus afazeres, do tempo, da vida dos outros, dos planos e dos sonhos.



Eles me contaram sobre o tempo em que o lavrador e a enxada eram como o samurai e a espada. Sobre o tempo em que a palavra valia mais que a assinatura e o carimbo.

Um tempo em que pessoas eram pessoas e não números, e que problemas eram resolvidos pela espingarda e pela faca.

E é sobre a arte de moldar o aço em facas que se trata o post de hoje.

Proucurando algo decente para ouvir em casa, a amiga de olho junto e madeixas vermelhas Valquíria Dias encontrou um cd onde estavam arquivos que ensinam como fazer uma faca pelo método de forja.

Os artigos foram retirados de várias fontes e reunidos em um .rar para facilitar o transporte e que você pode BAIXAR AQUI.

Há um .txt no arquivo com alguns dos links usados e deixo aqui o link da SBC (Sociedade Brasilera de Cutelaria).

Boas facas e até a próxima.

2 comentários:

monique-raposa youko disse...

oiiiiiiii indiquei um selo para o seu blog toni beijos!!

Beto Brandão disse...

Ow! Qual que é a dos cantis? (os de por água. nem conheço outros tipos que façam outras coisas)