quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Árvore de Natalina de Bambu e Jornal

Essa semana o espírito natalino me bateu e me fez refletir sobre o fato de eu não possuir uma árvore de Natal. Fui a algumas lojas vericar modelos e valores das árvores e notei algo chato:^eu não queria comprar uma árvore de Natal, e sim fazer uma!

Procurei na "Naquele Que Tudo Sabe" e só achei modos de fazer árvores com garrafa pet. Eu não quero uma árvore de plástico (não é ecológico)!

Precisava eu filosofar e encontrar uma saída para esse problema fundamental. Fui então até a minha área de meditação e reflexão: o banheiro.



Sentei-me no trono e enquanto filosofava (e como sujeito prático que sou, aproveitei para despejar umas coisas sem importância) deparei-me com uma lembrança oriunda de tempos em que o cabelo da Ana Maria Braga tinha a cor de mousse de limão: embalagens criativas para bala de festa infantil.

A embalagem era feita com papel crepon. A mulher cortava um retângulo de 15cmx10cm e fazia um tubo enrolando o papel, em seguida ela executava vários cortes verticais em uma das pontas, então puxava a a parte de dentro dessa ponta e embrulhava a bala na outra. E foi assim que surgiu a idéia de fazer uma árvore de Natal com bambú, jornal e barbante.

Com um facão lasca-se o bambú em varetas que serviram como apoio e para empurrar os tubos de jornal e com uma faca afiada faz-se o "acabamento" (tirar rebarbas e farpas).

Usaremos folhas duplas de jornal partidas na horizontal.

Enrole o jornal na vareta, deixando uma sobra para ser cortada e com uma tesoura faça os cortes na vertical, então empurre o bambú e amarre a base da "folha" com um pedaço de barbante. Assim são deitas as folhas. Faça quantas folhas bem entender. Eu fiz com 19 folhas.

O suporte é feito com um pedaço de bambú com a altura que se quer de árvore, note que o tamanho das varetas indicam quais folhas ficam na base e quais formam o enchimento da parte de cima, e outros pedaços menores amarrados com barbante. Junte as peças memores de apoio uma a uma e não todas de juntas. Encaixe as folhas no barbante e nos vãos entre as peças da base.

As imagens devem ajudar um pouco. São duas de instruções e as demais são fotos da árvore pronta e enfeitada.

Agora é só por os enfeites. Usei aqueles clipes para prender papel na fixação dos enfeites.

Espero que gostem da dica.








Até a próxima.

PS: Tem uns amigos meus que fizeram uma usando uns tubos de papelão no lugar do bambu, eles conseguiram o tubo em uma dessas lojas que vendem plástico em metro. É o tubo que faz o suporte desses plásticos estampados que mãe compra para cobrir a mesa.

Um comentário:

Anônimo disse...

A imagem marcada com o número 2 está parecendo outra coisa.