quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Estrogonofe

Apesar das várias receitas praticas aqui ensinadas e a filosofia de que tudo deve ser simples, de vez em quando é bom variar e por isso vai uma receita um pouco mais elaborada, ou seja, o cara que faz esse blog assistiu o Super Chef da Ana Maria Braga e ficou besta.

A proposta (viu o que eu disse!) é preparar uma refeição completa para dois.

Que merda é essa que eu estou escrevendo. Pareço até um casado ou chef.

Vamos aos ingredientes e alguns terão que ter a medida defina com precisão de verdade dessa vez.



Ingredientes chatos: arroz (porque é arroz) e água (por que eu não posso mais poluir).

Ingredientes legais: carne bovina, batata, tomate, azeite ou óleo, manteiga, polvilho doce ou trigo, creme de leite,pimenta-do-reino e sal.

Ingredientes embriagativos: run, conhaque ou whisky (sem links para isso!)

ROUND 1

Pela parte chata primeiro, o arroz. O arroz, até onde eu sei só tem dois segredos: a panela e a quantidade de água. A proporção de água para o arroz é de dois para um, ou seja, um copo de arroz precisa de dois copos de água, mas, a panela influencia nessa medida. Se a panela é mais larga será necessaário colocar um pouco mais de água, 1/4 a mais (para dois copos de água vai mais 1/2 copo), caso ela seja mais estreita será necessário só mais umas quatro colheres de água, já que perde-se água na evaporação da fervura. Medidas feitas é hora de preparar o dito cujo.

Lave o arroz em um escorredor próprio ou o lave em uma vasilha com tampa e escorra a água da lavagem usando a tampa para não deixar o arroz fugir. Não deixe o arroz de molho em hipótese alguma. Ponha a água para ferver e quando ela o fizer, despeje o arroz nela, mexa um pouco, abixe o fogo, coloque o sal e deixe cozinhar com a tampa fechando a panela.

ROUND 2

Coloque a panela de pressão no fogo e despeje uma colher de óleo ou azeite no fundo, deixe esquentando.

Pique a carne enquanto o óleo esquenta na panela.

Com a carne picado e o óleo muito quente, largue a carne dentro da panela, ponha sal e mexa um pouco.

Vai sair um monte de água da carne.Separe o que puder dessa água, use uma escumadeira ou vire a panela com cuidado.

Corte o tomate em quatro partes e retire a semente. Pique o tomate despolpado (sem sementes).

Quando o fundo da panela estiver quase seco, jogue o tomate.

Mexa de vez em quando.

Lave bem algumas batatas, corte-as em cubos grandes e ponha na panela de pressão.

Agora, com carne, tomate e batatas na panela, coloque um pouco da pimenta e ponha água até a metade da altura dos ingredientes. Tampe a pamela e deixe cozinhar por uns quinze minutos após pegar pressão.

O arroz já deve estar quase pronto.

Em uma panela coloque um pouco de óleo ou azeite, esquente e misture uma pequena porção de manteiga. Manteiga derretida, deixe essa mistura separada.

ROUND 3

15 minutos se foram, tire a panela do fogo e espere a pressão sair ou ponha a panela em água corrente para ser mais rápido (o problema desse método é que ele estraga o anel de vedação da panela de pressão).

Separe as batatas do restante e coloque-as junto a mistura manteiga/azeite derretida e misture.

Pegue um pouco do caldo na panela e misture-o em uma vasilha com o creme de leite, a bebida alcolica escolhida e um pouquinho de trigo ou polvilho (o trigo é bem melhor). Misture até ficar de saco muito cheio. Junte esse creme ao molho e a carne na panela e deixe em fogo baixo até engrossar um pouco.

Pronto!

Agora é só servir o seu estrogonofe.

Até a próxima.

A foto é de um estrogonofe que leva cogumelos e alguns vegetais.

PS: para melhorar ainda mais o sabor convém de se torrar o trigo antes. Isso se faz em uma panela seca e em fogo baixo, vai se mexendo até o trigo começar a escurecer.

Nenhum comentário: