quarta-feira, 23 de julho de 2008

O Leite Azedou

Uma das coisas mais gratificantes da vida de solteiro é encontrar coisas estragadas na geladeira.

A gratificação é ainda maior se for uma gambiarra (isso é sinônimo de peguete) que você estava afim de empoleirar que abre a sua geladeira e acha a porção absurda de bolor e fungos (esses não servem para fazer aquele chá que deixa o sujeito doidão).

Um dos recordistas deste tipo de ocorrência é o leite.

O objetivo deste post não é ensinar como aproveitar o leite que você perdeu pelas distrações ruivas, morenas ou louras da vida (as da marca Devassa estão entre as melhores do país), mas sim fornecer conhecimento para servir de desculpas para, pelo menos, este incoveniente.



Queijo, proteína do leite e iogurte são derivados do leite.

Quando o leite azeda na sua geladeira ou em cima da pia, ele passou por um processo natural que separa as partículas sólidas das líquidas.

Partindo logo para a ignorância, partícula sólida é ricota e partícula líquida é "soro do leite". Ricota é o queijo branco mais leve que existe, ou seja, saúde pura. Soro do leite é igual a ingrediente de bolo (lembra do Insônia Negra? Use o soro na massa, não faz mal nenhum).

O conhecimento está aí, mas a prática é necessária se não todos viveriam de "filme de amor", "cinco contra um", pepinos e demais variações.

A natureza faz a pré-separação das partes, mas quem termina essa processo é você.

Você vai precisar de:

  1. peneira ou pano de prato
  2. dois recipientes
  3. um espaço na geladeira

Coloque a peneira ou o pano sobre um dos recipientes e despeje o leite azedo por cima. Se estiver usando a peneira, coloque essa tralha na geladeira e no dia seguinte estará pronta a massa que receberá o óregano e sal e a base líquida (base líquida? Pareci a Ana mAria Braga) para o bolo. No caso do pano, suspenda-o pelos lados e torça (mas não para um time carioca) o pano para expremer a massa e então é só adcionar sal e orégano e está pronta sua ricota (que deverá ser guardada no recipiente 2) e a sua "base líquida" (chama os cachorros!!!).

Aí está sua desculpa para o leite azedo, é o Manual Básico do Solteiro Imprestável salvando você novamente da vergonha de ainda ser um traste.

Até.

2 comentários:

Beto Brandão disse...

Cara, o povo fala do meu blog, pá pá pá, mas, saca só, são apenas coisas que eu encontro na net, aí vc me fala, mas vc filtra as paradas, sim, eu filtro as paradas, mas, saca só, são apenas coisas que eu encontro na Internet, coisas que outras pessoas tranzaram, assim como a maior parte dos lugares que eu cultuo.

Mas, saca só, finalmente encontrei o blog, finalmente encontrei o ESCOLHIDO, cara, eu ainda vou andar mais um pouco pelo seu território, mas logo de cara eu já saquei que a parada aqui é principal!

SUCESSO TOTAL!

Érik disse...

bom!

aí vai outra dica: Se o leite estava dentro da geladeiro, vc pode ferver o soro depois de tirar a ricota, vc vai conseguir tirar mais ricota ainda!Mas caso o leite nao estava na geladeira e bom ferver ele antes de tudo.
Com o leite azedo da pra fazer queijo normalmente, só basta ferve-lo.
É bom ferver, pois o leite não é considerado um alimento completo a toa, nele se encontram os nutrientes nessesários à vida,alem de água em abundâcia, isso não quer dizer que só vc vai querer bebe-lo!Microrganismos também ADORAM leite, e você vai acabar bebendo eles também.